Câmara homenageia radialista “Capitão América”


Fotos: Maurício Viel

Joaquim Gutier Navarro

Vereador Sebastião Bognar

A Câmara Municipal de Osasco realizou Sessão Solene no dia 22 de abril de 2008, no Plenário Tiradentes, para entregar Diploma Cidade de Osasco e Medalha Antônio Raposo Tavares ao Sr. Joaquim Gutier Navarro, conhecido popularmente como Capitão América. A entrega da homenagem, proposta pelo vereador Sebastião Bognar, foi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade.

A Mesa-Diretora da solenidade contou com a participação do vereador Cláudio Piteri (que presidiu a sessão), vereador Sebastião Bognar, vereador Jair Assaf e o Dr. Celso Giglio (deputado estadual).

Fizeram uso da palavra o vereador Sebastião Bognar e o Dr. Celso Giglio.

Na platéia, amigos e familiares do homenageado.

Joaquim Gutier Navarro nasceu em 1929, na cidade paulista de Birigui. Chegou a Osasco em 1943, junto de seus pais e irmãos, passando a residir no bairro de Presidente Altino. Iniciou sua carreira profissional aos 13 anos de idade, no extinto Frigorífico Wilson. Aos 17, Navarro iniciou, junto dos seus familiares, um trabalho de colocação de pastilhas em fachadas de prédios. Foi na construção do Jóquei Clube de São Paulo que Navarro descobriu seu talento como desenhista. Criou, por meio de pastilhas, o logotipo do Jóquei.

Jogou futebol em diversos clubes e times de Osasco. Entre eles, Atlético, Floresta e MAPA – Mocidade Armênia de Presidente Altino. Participou da fundação do Esporte Clube Palmeirinha e do Esporte Clube Bela Vista, onde presidiu por dois anos (1958/60).

Entre 1962 e 1970, intensificou seus trabalhos de colocação de pastilhas. Já como desenhista formado, desenvolveu importantes paisagens e mosaicos, considerados verdadeiras obras de arte. Em Osasco, foi o criador dos logotipos dos clubes Atlético e Floresta e das pastilhas de diversas fontes luminosas, tal como a da Igreja Matriz de Osasco (praça Duque der Caxias).

Em 1958, Navarro participou do plebiscito pela emancipação da cidade de Osasco, sendo hoje considerado como um dos emancipadores da cidade.

Entre 1966 e 1970, Navarro trabalhou na TV Bandeirantes, especificamente no programa infantil “Tic-Tac”, apresentando pelo Tio Molina. E foi aí que Navarro passou a ser conhecido como “Capitão América”, já que ele se vestia como o herói para participar do programa. Ainda na TV Bandeirantes, participou de uma novela intitulada “É Preciso Voltar”.

Em 1975, Navarro e seu filho fundaram a primeira estação de rádio em Osasco, a Rádio Iguatemi. Ela operou em Ondas Curtas até 1978, quando ganhou também a freqüência de 1500 KHz em Ondas Médias, o popular AM. Na ocasião do lançamento da rádio, o então presidente da República, João Baptista Figueiredo, veio a Osasco para participar da solenidade.

Em 1985, por iniciativa do vereador José Fortunato Cirol, Navarro recebeu o Título de Cidadão Osasquense.

 

O homenageado ao lado dos demais membros
da Mesa-Diretora da solenidade

 

 

 


 

Reprodução do Diploma Cidade de Osasco
concedido ao Sr. Joaquim Gutier Navarro