Moção de Congratulações a Prefeitura Municipal de Barueri – Moção 06/2012


Câmara Municipal de Osasco


MOÇÃO 06/2012

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

Apresento à Mesa, observadas as formalidades regimentais, MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES a PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, dirigida pelo Prefeito Rubens Furlan e ao FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE, presidido pela primeira-dama do município Sônia Furlan, pela construção do CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER “RUTH CARDOSO” inaugurado no último dia 08 de março.          


 

 JUSTIFICATIVA

 No dia 08 de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, foi inaugurado em Barueri o Centro de Referência da MulherRuth Cardoso” denominação essa que é uma justa homenagem à ex-primeira-dama do Brasil. A iniciativa recebe o nome da antropóloga, grande referência no atendimento social, mulher que muito contribuiu com o país, com seu trabalho, dedicação e sensibilidade, tanto como professora, quanto pesquisadora e especialmente como primeira-dama, quando criou o programa social conhecido como COMUNIDADE SOLIDÁRIA.

Um busto de bronze foi instalado no centro em lembrança a “Dona Ruth” como era conhecida por todos. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com palavras emocionadas demonstrou toda a sua gratidão pela homenagem feita a Dona Ruth e agradeceu por ela ter sido lembrada.

O Centro de Referência da Mulher “Ruth Cardoso” é um amplo e moderníssimo complexo arquitetônico de aproximadamente sete mil metros quadrados de área construída que conta com Delegacia Especializada em Defesa da Mulher, setor técnico de apoio, assistência jurídica e social, psicóloga, nutricionista, fisioterapia, informática, alfabetização, artes e artesanato, beleza e estética, auditório, piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva, academia, cyber café, administração, biblioteca, espaço gourmet para aulas, internet pública, elevadores e rampas de acesso para pessoas com dificuldades de locomoção.

O objetivo deste projeto é ser um centro de referência em atendimento e inclusão. Estas atividades foram identificadas através de “rodas de conversas” que aconteceram em todas as regiões da cidade onde mulheres de diferentes classes sociais e profissionais expressaram seus desejos e necessidades. É o primeiro centro no país a oferecer atendimento completo à mulher, e com certeza, este modelo de espaço formulado em Barueri, servirá de referência para a criação de um amplo programa de espaços semelhantes em outras regiões de São Paulo e do Brasil.

A sensibilidade da mulher na idealização do centro foi por demais importante como se viu acima. A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sônia Furlan teve participação decisiva, por sua determinação com metas definidas, projetos claros, desejo sincero em fazer o melhor, e com um grande valor humanitário, pode transformar o sonho em realidade. O centro, como foi idealizado e sonhado por Sônia, visa promover a auto-estima da mulher, o respeito aos seus direitos, dar um impulso que possa levá-la a querer sempre, transformar o mundo e a vida das pessoas a sua volta em algo melhor, mais digno e mais valioso. O sonho e a viabilidade de realização do centro teve em todas as etapas, a participação efetiva e afetiva da jovem deputada Bruna Furlan.

Hoje na qualidade de prefeito de Barueri, Rubens Furlan, pessoa do povo, que aos 10 anos já se revelou como um grande líder, não conteve a emoção em seu discurso ao estar entregando ao povo que o elegeu, aquela magnífica obra pública. Ao se dirigir ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assim se pronunciou: “Peço desculpas pela emoção, pois, não consigo conter o meu coração neste momento. Fui eleito vereador ainda muito jovem e acompanhei a trajetória deste grande homem público, Fernando Henrique Cardoso. Juntos travamos uma grande luta pela redemocratização do país. Ao denominar este centro de “Ruth Cardoso” reconheci como prefeito que sou, e portanto, a cidade de Barueri reconhece a importância que ela  teve para o presidente Fernando Henrique e para o Brasil, por sua competência no trabalho pela justiça social.

A emoção também tomou conta dos demais discursos no momento da inauguração. Sônia Furlan disse: “Neste ano em que comemoramos 63 anos de emancipação político/administrativa, fico feliz em ver que Barueri é a melhor cidade do país para se viver, resultado de obras sociais, como este espaço que Furlan entrega neste momento e que não poderia ter outro nome senão de uma pessoa que é referência nacional no atendimento social, que foi Ruth Cardoso”.

É um espaço totalmente dedicado a mulher barueriense, adequado, organizado e moderno, sendo criado exclusivamente para o universo feminino com compromisso e responsabilidade. Este “CENTRO DE REFERÊNCIA” é um marco para a cidade de Barueri, pois além de contar com um ambiente de lazer, também fortalece o aprendizado, a convivência e a garantia de um atendimento diferenciado a mulher.

A cidade de Barueri ganhou um novo equipamento, que nesse momento é único no Brasil. Com certeza, servirá de exemplo para que possa aflorar projetos semelhantes a serem desenvolvidos e construídos em outras regiões de São Paulo e do Brasil.

Sala de Sessões Tiradentes, 15 de março de 2012.

BOGNAR
-vereador-

ANDRÉ SACCO
-vereador-

ANA PAULA ROSSI
-vereadora-

JAIR ASSAF
-vereador-