Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Akira Kawai – Projeto de Decreto Legislativo 59/2007


                     Câmara Municipal de Osasco


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 59/2007. 

 

“Dispõe sobre a concessão de

Título de Cidadão Osasquense

ao Sr. Akira Kawai”

A Câmara Municipal de Osasco prova:

Art. 1° . Fica concedido do Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Akira kawai pelos serviços prestados a comunidade osasquense,

Art. 2° . A honraria que trata o art. 1º, será entregue em Sessão Solene a ser convocada especialmente para esse fim.

Art. 3º . As despesas decorrentes com  a execução do presente Decreto Legislativo correrão por conta de dotação próprias constantes no orçamento.

Art. 4º . Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões Tiradentes, 13 de dezembro de 2007.

BOGNAR
-vereador-


JUSTIFICATIVA

AKIRA KAWAAI, nasceu em 23 de junho de 1.935 na província  de Hyogo, no Japão, filho de Isamu Kawaai.

Em 1.937 foi com a família morar em Matiuri (atual norte da China); em 1.939, foi para a Mongolia, Estado de Suen, retornando ao Japão em 1.945. Em 1.947 concluiu o seu primeiro curso no Grupo Municipal Takarazuka. Em 1.948 foi morar na Província de Akita no Norte do Japão, onde formou -se no Ginásio Municipal, sendo diplomado em 1.953 no colégio Estadual de Akita. Conquistou também i diploma de Técnico Agrônomo. Em 1953 serviu o exército japonês atuando no 21º Batalhão de Infantaria, onde destacou -se por sua habilidade como mecânico, contabilista e técnico em telecomunicação. Em 1958 foi gerente de vendas e posteriormente gerente técnico na Empresa FUJITA – LTDA.

No mês de fevereiro de 1.961 casou – se com a Sra. Setsuko Maeda. O casal imigrou para o Brasil, aqui aportando na cidade de Santos. Imediatamente o Sr. AKIRA KAWAAI começou a trabalhar no ramo de eletrônica na Ecotoon e em 1.962 na SEMP AS, atual  SEMP TOSHIBA. Mudou -se para Osasco em 1.963 e em 1.969 montou a AKITA  SOM, na rua Salem Bechara, onde atuou até 1.999. Desde então a empresa ficou sob a administração de sua filha Taeko Irene Kawaai Kuratomi.

Mas é por sua grande atuação e dedicação como humanista, religioso e ambientalista que os SR. AKIRA KAWAAI se destaca.

Além de suas responsabilidades pessoais, familiares, profissionais e cívicas, Sr. AKIRA KAWAAI é também respeitado e querido como líder religioso. Por sua atuação, em 26 de maio de 1.964 a BSGI chegou a Osasco. AKIRA KAWAAI foi chefe de comunidade, chefe de distrito e chefe regional. Foi também chefe da 7ª Regional ( Brasil) e membro do Conselho de Regional Sudoeste.

A associação Brsail Soka Gakkai Internacional (BSGI) no Brasil, foi fundada em 1.960 por Daisaku Ikeda. A Saka Gakkai Internacional (SGI), é uma associação que visa a promoção de valores como a paz  e o respeito humano.

No âmago do movimento da SGI a Associação Brasil Soka Gakkai  Internacional ( BSGI), encontra -se o ideal da educação pela cidadania global. Por meio de uma ampla variedade de atividades, a SGI tem por meta a conscientização das responsabilidades para com a sociedade, com o meio ambiente e com o futuro do Planeta. Trata – se  de educação no sentido mais amplo da palavra e não se limita às salas nem a um grupo em particular.

A SGI promove intercâmbios culturais e busca desenvolver os valores comuns, tais como a tolerância e a coexistência, que estão presentes de formas diferentes em todas as culturas e tradições.Essas atividades têm por base a premissa de que o senso comum de humanismo está fortalecido por meio de interações diretas com as pessoas de diferentes culturas, mesmo que suas experiências e convicções sejam totalmente opostas.

Os programas da SGI são inspiradas na filosofia humanística do Budismo de Nitiren Daishonin . Seus conceitos principais são: a dignidade e a igualdade inerente em todos os  seres humanos ; a unicidade da vida e seu meio ambiente; o inter-relacionamento das pessoas que fazem do altruísmo i caminho viável para a felicidade pessoal; o potencial ilimitado de cada pessoa para a criatividade e o direito fundamental de cultivar o auto-desenvolvimento por meio de um processo de reforma automotiva chamada ” Revolução Humana”.

Como organização não-governamental (ONG) filiada à Organização da Nações Unidas (ONU), a SGI promove  várias atividades, tais como exposições, intercâmbios culturais, oficinas educacionais, além de esforços humanitários para o bem-estar social.

Os associados da SGI trabalham em prol da cidadania global. A filosofia humanista fornece o meio pelo qual as tendências destrutivas da ganância, da ignorância e do ódio podem se transformar em virtudes altruístas como coragem, sabedoria e benevolência. O triunfo de uma pessoa sobre as batalhas e os desafios pessoais resulta no potencial positivo e na realização da própria  ”Revolução Humana”. Torna -se feliz, dominar o medo e perceber como a vida de uma pessoa afeta a de outras. São os objetivos do trabalho dos associados da SGI.

A meta da SGI é criar um mundo no qual todas as pessoas desfrutem e experimentem a dimensão mais completa de sua dignidade como indivíduos, habitantes e cidadãos da Terra.    A atuação do Sr. AKIRA KAWAAI dentro dessa filosofia, é digna de registro!

O sr. AKIRA KAWAAI  participa ainda do Conselho da Associação Akita Kenjin Kai do Brasil e é o 1º Vice Presidente da Federação de Shoqui (Xadrez japonês) do Brasil; Membro da Comissão do Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera de São Paulo; faz parte do Concelho da ACENBO (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco), foi o Vice Presidente da Bunkyo – Associação Cultural Nipo Brasileiro; foi presidente da Associação Akita Kenjin Kai do Brasil (2 vezes).

De sua união com Dona Setsuko Kawaai, nasceram três filhas: Cristina Haruko kawaai China, Taeko Irene Kuratomi e Kiomi Elizabete Kawaai Honda.

Por sua brilhante trajetória de vida e pelos relevantes serviços prestados ao  município, O Sr. Akira Kawaai é digno de ser reconhecido como Cidadão Osasquense.

Sala das Sessões Tiradentes, 13  de dezembro de 2007.

BOGNAR
-vereador-

Fonte:  Departamento de Comunicação Câmara  Municipal  de Osasco

http://camaraosasco.sp.gov.br/