Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Antonio Júlio Baltazar- Projeto de Decreto Legislativo 14/2005


Câmara Municipal de Osasco


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 14/2005

“Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Antonio Júlio Baltazar.”

A Câmara Municipal de Osasco aprova:

Art. 1º – Fica concedido o Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Antonio Júlio Baltazar, pelos serviços prestados a toda Comunidade Osasquense, notadamente na área de comunicação.

Art. 2º – A honraria que trata o art. 1º,  será entregue em Sessão Solene especialmente convocada  para esse fim.

Art. 3º – As despesas decorrentes com a execução do presente Decreto Legislativo ocorrerão por conta das dotações próprias constantes no orçamento.

Art. 4º – Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de Sessões Tiradentes, 25 de outubro de 2005.

BOGNAR
-vereador-


JUSTIFICATIVA

ANTONIO JÚLIO BALTAZAR nasceu em 9 de março de 1938, na cidade paulista de Tambaú. Filho de Manoel Júlio Baltazar e Santina Menegatti Baltazar. Chegou a Osasco em 1941, com 3 anos de idade, indo morar em Presidente Altino. Seu pai foi trabalhar no Frigorífico Wilson do Brasil. S.A., onde se dedicou por mais de trinta anos.

A atuação inicial de Baltazar como profissional foi de “Técnico em Cerâmica”, formado pela Escola Federal Técnica de São Paulo, permitindo assim aos quinze anos ter seu primeiro emprego como auxiliar de laboratório na HERVY Cerâmica Industrial de Osasco.

Dez anos depois, aplicando o que tinha aprendido nos bancos escolares e já demonstrando seu dinamismo e grande visão empresarial, fundou sua própria empresa, a CERÂMICA CINTILANTE.

Prestou o serviço militar no 2º GCAN90, de Quitaúna, sendo reservista de 1ª categoria. Pelo Colégio Oswaldo Cruz, concluiu o curso médio como Químico Industrial.

Formou-se em Direito pela Universidade de Bragança Paulista. Estudioso e aplicado, concluiu também o curso de Jornalismo, além de Propaganda e Publicidade, pela FIAM (Faculdades Alcântara Machado).

Ao lado de TONI MARCHETTI, fundou há 27 anos a “EQUIPE FURACÃO”, trabalhando intensamente na área esportiva, e também em transmissões e coberturas jornalísticas. No comando da EQUIPE FURAÇÃO atuou em importantes veículos de comunicação, destacando-se a Rádio Iguatemi, Rádio Tupi, Rádio Mulher e, já de longa data, está na Rádio Nova Difusora de Osasco.

Como radialista esportivo participou de cinco transmissões de copas do mundo de futebol, e agora, já se prepara para a próxima, na Alemanha em 2006. Além das transmissões de cinco copas, realizou mais de 400 transmissões administração dos prefeitos FRANCISCO ROSSI, SILAS BORTOLOSSO e CELSO GIGLIO.

Como escritor, é autor do livro que apresenta a biografia de FRANCISCO ROSSI, com o título: “A VIDA DE UM LUTADOR”, hoje já na terceira edição.

Durante sua passagem pelo Governo do Estado, em 1982 quando ocupou o cargo de Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo escreveu também o livro “O TURISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO”. Com o lançamento previsto para novembro próximo, está concluindo seu terceiro trabalho como escritor: é o livro que tem como título: “UM APOSENTADO DE AÇO” e que conta à magnífica história do DR. CARLOS ROBERTO SEICENTOS, um funcionário que poderia ter-se moldado ao perfil de mais um aposentado, mas internacionais. Pelo carinho e pelo amor que tem pela nossa cidade, por onde vai, em todo Brasil e em qualquer cidade de todos os continentes que já visitou, apresenta-se como osasquense e fala desta cidade com um entusiasmo tão grande que o torna também reconhecido como o grande embaixador de Osasco.

Por nove anos, foi Diretor Social da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo – ACEESP, comprovando sua eficiente atuação na área de comunicação, bem como, o prestígio que tem, junto a Categoria. Grandes nomes da mídia esportiva brasileira, como: Paulo Soares, da SPNN; Eduardo Afonso da Bandeirantes; Luiz Roberto De Murcci, da TV Globo e Wander Luiz, da Jovem Pan, foram revelados em Osasco pela EQUIPE FURACÃO sob o comando de Antonio Júlio Baltazar, que o faz ser considerado e respeitado como “PROFESSOR”, por aqueles que atuam na área de comunicação em nossa cidade.

Na área do jornalismo impresso, escreve a coluna mais antiga das publicações osasquenses, “CHECK-UP”, que semanalmente é lida e comentada pelos leitores do prestigioso jornal “CORREIO PAULISTA”.

Comanda também o programa mais antigo do rádio de Osasco: FURACÃO NOS ESPORTES, sempre ao lado de TONI MARCHETTI, seu amigo de todas as horas.

Polivalente como é, teve também sua passagem marcante pela área pública. Foi, Secretário Municipal de Obras, de Esportes, e das Comunicações durante a que, por sua determinação e capacidade, aliados a seu grande espírito visionário, proporcionou o reinício das atividades de instalações que já estavam próximas da deterioração, proporcionando então a geração e a recuperação de inúmeros empregos na nossa cidade.

Há mais de 30 anos, Antonio Júlio Baltazar é casado com a Professora Maria Ilda Ferreira Baltazar. O casal tem uma filha, a jovem e brilhante Maria de Fátima, que atualmente está concluindo o curso de jornalismo na Faculdade Anhembi-Morumbi, em São Paulo.

Dinâmico, otimista, criativo e empreendedor, assim é Antonio Júlio Baltazar, um homem que, por todo trabalho e amor dedicado a Osasco, merece ser reconhecido como seu filho.

BOGNAR
-vereador-


Entrega de Título de Cidadão Osasquense

ao Sr. Antônio Júlio Baltazar

Data: 20 de Agosto de 2007

Dia 20/08/07, no plenário da Câmara Municipal de Osasco, realizou-se sessão solene de autoria do vereador Sebastião Bognar, para entregar Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Antônio Júlio Baltazar.

A solenidade foi presidida pelo vereador Osvaldo Vergínio da Silva (presidente da Câmara) e secretariada pelo vereador Jair Assaf.

Estiveram presentes também as seguintes personalidades:

José Barbosa Coelho (vereador), Dr. André Sacco Jr. (vereador), Antônio Cláudio F. Piteri (vereador), Antônio Ap. Toniolo (vereador), Samuel Sanches (vereador da 5ª Legislatura da Câmara Municipal de Osasco), Francisco Rossi de Almeida (deputado federal), Délbio Teruel (Presidente da Décima Legislatura da Câmara Municipal de Osasco), Dr. Celso Giglio (deputado estadual), Gil Arantes (deputado estadual), Rubens Furlan (prefeito de Barueri), Hugo Urizar (diretor da TV Sudameris), Tony Auad (Rede TV!), Tony Marchetti (radialista – Equipe Furacão de Esportes), Vrejhi Sanazar (vereador da 4ª Legislatura da Câmara Municipal de Osasco e diretor do jornal O Diário da Região).

Faisal Cury (vice-prefeito de Osasco), vereador Jair Assaf, vereador Osvaldo Vergínio (presidente), Antônio Júlio Baltazar e o vereador Sebastião Bognar

 

O Sr. Antônio Júlio Baltazar recebe o Título de
Cidadão Osasquense
das mãos da Mesa-Diretora