Titulo de Cidadão Osasquense ao Ten Cel PM João Ricieri Folguieri – Projeto de Decreto Legislativo 59/2011


         Câmara Municipal de Osasco


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 59/2011

                             “Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão

                           Osasquense ao Ten Cel PM João Ricieri Folguieri”

                               A Câmara Municipal de Osasco aprova:

Art. 1º – Fica concedido o Título de Cidadão Osasquense ao Ten Cel PM João Ricieri Folguieri, pelos serviços prestados a Comunidade Osasquense, notadamente por sua dedicação no comando do 14º Batalhão de Policia Militar Metropolitana.

Art. 2º – A honraria que trata o art. 1º,  será entregue em Sessão Solene a ser convocada especialmente para esse fim.

Art. 3º – As despesas decorrentes com a execução do presente Decreto Legislativo ocorrerão por conta de dotações próprias constantes no orçamento vigente.

Art. 4º – Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de Sessões Tiradentes, 15 de dezembro de 2011.


BOGNAR
-vereador-


 

 

 JUSTIFICATIVA                                      

Quando em 15 de dezembro do longínquo 1.831, portanto há exatos 180 anos, o inesquecível Brigadeiro Tobias de Aguiar, talvez não pudesse imaginar que a semente plantada naquele momento, viesse se tornar a respeitável e gloriosa corporação que hoje é a Policia Militar do Estado de São Paulo.

Milhares de policiais, das mais diversas patentes, já serviram a cidade de Osasco ao longo de nossa história. Muitos deles dedicaram suas vidas servindo o nosso povo.

Alguns já receberam o reconhecimento desta Casa. Com o passar do tempo, outros ainda o receberão. Hoje, nesta data tão significativa quando celebramos os 180 anos de criação da Policia Militar, é vez do Coronel João Ricieri.

João Ricieri Folguieri nasceu na cidade de Garça, Estado de São Paulo, em 18 de março de 1959. Filho de João Cosme Folguieri e Terezinha Campos Folguieri. A família é formada por mais três irmãos: ROSA MARIA (Paulo Silvério, Paula, Pedro e Junior), ANA LÚCIA (Isabela e Rafael) e ARI (Marli, Laura e João Pedro).

Iniciou seus estudos em uma das primeiras escolas da cidade, quando essa histórica escola ainda era denominada de “Grupo Escolar Profº João Crisóstomo”.

Desde muito cedo João Ricieri manifestava qualidades fundamentais na vida de todos aqueles que alcançam sucesso: gratidão e liderança. Essas qualidades o acompanharam por toda sua vida, tanto no campo pessoal e familiar, como no profissional e social.

João Ricieri decidiu então incorporar-se a Policia Militar. Em 1.981, concluiu o Curso de Formação de Oficiais na Academia Militar do Barro Branco, quando foi promovido a Aspirante Oficial PM. Trabalhando sempre com muita dedicação e competência, conquistou, com mérito, cada patente em sua carreira, trilhando sempre pelo caminho da seriedade e do comprometimento com a sociedade.

BOGNAR                                                             

 -vereador-


 

Com brilhantismo, conquistou outras promoções:

  • Segundo Tenente PM em 1982;
  • Primeiro Tenente PM em 1986;
  • Capitão PM em 1992;
  • Major PM em 2003
  • Tenente Coronel PM em 2007.

Dedicado, serviu em diversas áreas da Polícia Militar:

  • 3º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em 1982;
  • 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior, de 1982 a 1990;
  • 2º Batalhão de Polícia Militar Rodoviário de 1990 a 1992;
  • 20° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em 1992 a 1993;
  • 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior de 1993 a 2003;
  • 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano de 2003 a 2004;
  • 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior em 2006;
  • 33º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana em 2006;
  • 36º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana de 2006 a 2008;
  • 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana de 2008 a 2011.

Por seu caráter e por sua capacidade profissional, recebeu diversas condecorações, entre elas:

  • Láurea de Mérito Pessoal em 5º Grau;
  • Láurea de Mérito Pessoal em 4º Grau;
  • Láurea de Mérito Pessoal em 3º Grau;
  • Láurea de Mérito Pessoal em 2º Grau;
  • Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau;
  • Medalha de Valor Militar em Grau Bronze;
  • Medalha de Valor Militar em Grau Prata.

De 2008 a 2011, comandou com companheirismo e seriedade o 14º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, que é responsável pelo patrulhamento das regiões central e sul do município de Osasco. Em sua gestão, foi entregue a nova sede do 14º, estabelecida na Rua Líbero Carnicelli – Jardim Ipê, inaugurada em 17 de novembro de 2009, com a presença do então governador do Estado, José Serra.

As novas instalações, bastante amplas, atendem com mais eficácia os profissionais PMs e por conseqüência, com mais qualidade e atenção os nossos munícipes. Por seu trabalho frente ao 14º Batalhão e por iniciativa do presidente do CONSEG-CENTRO, Sr. Osvaldo Gregório, em setembro de 2010 circulou uma edição especial da revista CONSEG que apresentou e registrou as ações deste notável comandante.

Por onde passou, o Coronel Ricieri sempre atuou com muita dedicação. Assim, seu período de comando no 14º ficará marcado para sempre, especialmente, por sua forma de liderar, o que permitiu a todos seus comandados a confiança necessária ao bom desempenho das funções. Permaneceu no 14º BPM/M Osasco até 19 de setembro de 2011 quando transmitiu o comando para o Tenente-Coronel José Virgolino.

João Ricieri e a Sra. Sonia Maria Rodella Silva Folguieri, que também é garcense, formaram uma linda família. Sonia sempre foi presença marcante e equilibrada participando e tornando importante cada momento da vida desta família. É como diz o ditado popular: “Ao lado de um grande homem sempre existe uma grande mulher”. BRUNO, primeiro filho do casal é estudante de Fisioterapia na Faculdade Mackenzie. Sua irmã, MARINA, vai formar-se em Biologia, na PUC CAMPINAS. Como não poderia ser diferente, os dois seguem os mesmos princípios e valores dos pais.

Sala de Sessões Tiradentes, 15 de dezembro de 2011.

BOGNAR
-vereador-