Medalha Raposo Tavares


Medalha Antônio Raposo Tavares

 O Poder Público, no encargo de educar as gerações futuras, deve sempre preservar a memória das pessoas mais ilustres, principalmente aquelas ligadas à história de Osasco. Dentre as figuras mais notáveis, cumpre ressaltar a de Antônio Raposo Tavares, o mais festejado dos Bandeirantes, cujo denodo e capacidade de desbravador percorreu por mais de 10 mil quilômetros as terras deste país. Ganha importância o fato de ter sido feita sob o seu comando a primeira expedição de reconhecimento geográfico que abrangeu todo o espaço continental da América Latina, resultando no desbravamento do mundo amazônico, que posteriormente deu ao Brasil-Colônia a cana-de-açúcar e o café. Graças ao trabalho de Raposo Tavares, o território Brasileiro foi alargado, permitindo ter a dimensão atual.

Destaque-se que este grande herói partia com as bandeiras de suas terras, que se localizavam onde hoje é o bairro de Quitaúna, em Osasco.

A honraria em forma de medalha que a Câmara de Osasco concede a pessoas que prestaram relevantes trabalhos no município, presta uma homenagem a importante figura de Antônio Raposo Tavares, simbolizando homens desbravadores e de muita coragem.

A concessão da Medalha Antônio Raposo Tavares é vinculada ao Diploma Cidade de Osasco. O projeto é de 1977, de autoria do vereador Augusto José Portella.

Cada parlamentar tem direito a entrar com um projeto de concessão de Medalha por ano.

Fonte: “Conhecendo o Legislativo”

Departamento de Comunicação Câmara Municipal de Osasco

http://www.camaraosasco.sp.gov.br/online/honrarias/significados.htm